YTK logo
image de background
image de background

NR - 13 Inspeção em vasos de pressão

NR 13 _Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

image de background

    Esta NR deve ser aplicada aos seguintes equipamentos:

  1. a) todos os equipamentos enquadrados como caldeiras conforme subitens 13.4.1.1 e 13.4.1.2;
  2. b) vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde P é a pressão máxima de operação em kPa, em módulo, e V o seu volume interno em m³;
  3. c) vasos de pressão que contenham fluido da classe A, especificados na alínea “a” do subitem 13.5.1.2, independente das dimensões e do produto P.V;
  4. d) recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A, especificado na alínea “a” do subitem 13.5.1.2.
  5. e) tubulações ou sistemas de tubulação ligados a caldeiras ou vasos de pressão, categorizados, conforme subitens 13.4.1.2 e 13.5.1.2, que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR;
  6. f) tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos finais ou de matérias primas, não enterradas e com fundo apoiado sobre o solo, com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do que 20.000 L (vinte mil litros), e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR.

A YTK ENGENHARIA atua na área de inspeções em vasos de pressão, realizamos procedimentos que testam à integridade do equipamento, a fim de garantir a segurança nas operações e integridade dos cooperadores, as inspeções são realizadas de acordo com as normas em vigência e por um PH qualificado.

Inspeção inicial: Procedimento realizado nos equipamentos novos que não entraram em operação, onde o mesmo é submetido a testes para verificação da sua integridade.

Inspeção periódica: Procedimento realizado em equipamentos já instalados e em operação, no qual, o equipamento é submetido a testes para identificar possíveis anomalias e falhas, que visa manter a segurança nas operações.

Inspeção extraordinária:É realizada quando o equipamento é submetido algum tipo de reparo/ adaptação ou quando o equipamento fica em inatividade por mais de 12 meses, para reativa-lo, o mesmo deve passar por testes que verificam sua integridade física e funcional.

Escopo de serviços prestados

  • Inspeção e elaboração de Laudos NR-13
  • Elaboração e Reconstituição de Prontuário, NR-13
  • Elaboração do livro de registro
  • Planejamento de Inspeções Inicias, Periódicas e Extraordinárias, NR-13;
  • Recálculo da PMTA conforme a norma de fabricação
  • Ensaio não destrutivos convencionais
  • Exame interno do vaso ou caldeira.
  • Teste hidrostático
  • Teste estanqueidade
  • Ensaio de medição por ultrassom

Inspeção em compressores

O compressor é um equipamento utilizado em diversos seguimentos, tanto para o uso domestico quanto para uso industrial, sua versatilidade o torna um equipamento extremamente eficiente. A NR 13 estabelece requisitos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção de vasos de pressão, que visam aumentar a segurança para as operações.

Compressor image

Por sua versatilidade, o compressor é utilizado de diversas maneiras, e seu uso inadequado ou falta das devidas manutenções e inspeções, pode torná-lo um equipamento perigoso, pois o mesmo necessita de avaliações periódicas para se evitar possíveis acidentes com o equipamento. As avaliações periódicas visam garantir operações seguras, alem de garantir a aplicação da norma regulamentadora no equipamento. 

Para garantir que as normas estão sendo aplicados, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e os demais órgãos fiscalizadores, acompanham através de fiscalizações, para verificar se está havendo o devido acompanhamento aos equipamentos e verificar se os mesmo estão em conformidade com as normas vigentes.  Na fiscalização é feita a solicitação dos laudos e verificação do livro de registro, para identificar se os maquinários estão devidamente adequados. Os equipamentos que não estiverem de acordo com as normas vigentes, a empresa proprietária podem ser notificados e multados, pelo fato dos equipamentos não estarem regularizados.

Para mais informações, entre em contato conosco.Whatsapp image

background imagebackground imagebackground image