O teste de estanqueidade é um procedimento realizado em tubulações de gás para verificar se há qualquer tipo de vazamentos na rede. Identificar os vazamentos em sua fase inicial se torna primordial para evitar acidentes, tendo em vista que o gás é invisível e seu vazamento e silencioso, se tornando extramente perigoso e podendo gerar danos irreparáveis. O teste de estaqueidade visa garantir a segurança do sistema, evitando possíveis acidentes e explosões causadas pelo vazamento de gás.
As instalações de gás também sofrem desgaste com o tempo. Para maior segurança, revisões periódicas devem ser feitas e a validade dos reguladores de pressão, da tubulação e demais equipamentos, verificada. Instalações muito velhas, malfeitas ou que não utilizam os materiais apropriados podem resultar em vazamentos. Periodicamente as instalações devem ser avaliadas com equipamentos e mão de obra especializada.
Procedimento para realização do teste de estanqueidade
“Teste de estanqueidade é então o método pelo qual se verifica a existência, ou não, de vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial”. O teste por diferença de pressão é o mais prático e eficiente que existe. Por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, observa-se por um determinado período de tempo se há ou não perda da pressão. Com o auxílio de um manômetro, é possível verificar se há queda de pressão no sistema que está pressurizado.

O teste de estanqueidade é indicado para:
Além da segurança, existem diversas outras vantagens em se manter o teste de estanqueidade de gás em dia.